data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 6ª Inf Bld
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi um dos lugares visitados pelos militares do curso de Blindados do Regimento de Cavalaria Nr 04/Escola de Cavalaria do Exército do Paraguai
Nesta semana, os militares da Escola de Blindados do Exército do Paraguai estiveram em Santa Maria, a fim de conhecerem as peculiaridades das unidades blindadas e os núcleos de instrução e adestramento dessas tropas. Outro importante objetivo dessa visita institucional é estreitar os laços profissionais entre os militares do Exército Brasileiro e os militares da Nação Amiga.
A visitação começou no dia 19, no quartel -general da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), onde foi ministrada uma palestra aos militares paraguaios tratando sobre a área de atuação e o ambiente operacional em que está inserida a 3ª DE. Os militares também visitaram durante a parte da manhã o comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Inf Bld) e o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC). Na mesma tarde, a visita contemplou o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro e detentora das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+BR, sistema de armas mais moderno da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.
No dia 20, os visitantes conheceram as rotinas operacionais do 4º Batalhão Logístico (4º B Log), do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAé AP), esta última que dispões das viaturas blindadas de combate antiaéreas Gepard 1 A2.
Três meses depois do começo das multas, maioria dos motoristas defende controladores
A comitiva finalizou o intercâmbio no dia 21, após conhecer o Centro de Instrução de Blindados, estabelecimento de ensino vocacionado para a especialização e extensão de militares brasileiro e de nações amigas, ocupantes de cargos e funções em organizações militares blindadas e mecanizadas.
Qualificação militar
O curso de Blindados do Exército Paraguaio tem por objetivo qualificar oficiais e praças para o desempenho de funções que requerem conhecimento e práticas especializadas em blindagem, por meio de métodos de ensino técnico e tático. Os veículos blindados utilizados no curso são a Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) EE-9 Cascavel, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu e o Veículo M3 Stuart.
Dia do Dentista
Na próxima segunda, 25 de outubro, é o Dia do Dentista. Homenageamos nossos profissionais que prestam Serviço de Odontologia no Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), atendendo a toda a família militar, buscando sempre o bem-estar e a saúde bucal. Parabéns a todos os dentistas!
Como ser dentista do Exército Brasileiro:
- Escola de Saúde do Exército (ESSEX) - Uma vez ao ano, o edital é publicado e dentistas de diversas especialidades são chamados para integrar a ESSEX como militares de carreira
- Oficial temporário - Além dos concursos gerais e anuais, o Exército realiza seleções por região militar para o ofício temporário. Em geral, esses avisos de convocação ocorrem no segundo semestre e possuem avaliação de currículo, antes da realização do teste de conhecimentos
Operação Ibicuí em Rosário do Sul
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada
Operação Ibicuí foi realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã
No período de 17 a 22 de outubro, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) realizou a Operação Ibicuí, Exercício de Adestramento Avançado da Brigada Forsul, desenvolvido, concomitantemente, com a Experimentação Doutrinária da Companhia de Inteligência Militar (CIM), pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE), no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).
A Operação é executada em um contexto tático de Operações de Defesa Externa, focada na realização de Marcha para o Combate e Ataque Coordenado, utilizando o sistema de dupla ação, composto por um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, reforçado pelos meios da CIM, como força oponente.
3ª DE realiza a entrega os presentes da Campanha do Brinquedo 2021 data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto:: Comunicação Social / 3ª DE
Todos os alunos da Escola de Educação Infantil Vila Vitória foram presenteados na Campanha do Brinquedo da 3ª DE
A 3ª Divisão de Exército mobiliza anualmente o público interno da guarnicão com a finalidade de arrecadar brinquedos para serem doados às instituições que atendem às crianças em situação de vulnerabilidade social de Santa Maria.
Neste ano, a campanha escolheu a Escola de Educação Infantil Vila Vitória, localizada na região norte da cidade, contemplado 65 crianças na faixa etária de 1 a 6 anos.
A entrega dos presentes ocorreu no dia 18 de outubro, na própria escola e sem a presença dos pequenos, em virtude da pandemia da Covid-19. Cada turma de alunos irá até a escola receber o presente, diretamente das mãos da professora Ana Cristina Ximendes, diretora da instituição.