boina preta

Exército Brasileiro e Paraguaio realizam intercâmbio de conhecimento

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 6ª Inf Bld
A 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi um dos lugares visitados pelos militares do curso de Blindados do Regimento de Cavalaria Nr 04/Escola de Cavalaria do Exército do Paraguai

Nesta semana, os militares da Escola de Blindados do Exército do Paraguai estiveram em Santa Maria, a fim de conhecerem as peculiaridades das unidades blindadas e os núcleos de instrução e adestramento dessas tropas. Outro importante objetivo dessa visita institucional é estreitar os laços profissionais entre os militares do Exército Brasileiro e os militares da Nação Amiga.

A visitação começou no dia 19, no quartel -general da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), onde foi ministrada uma palestra aos militares paraguaios tratando sobre a área de atuação e o ambiente operacional em que está inserida a 3ª DE. Os militares também visitaram durante a parte da manhã o comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Inf Bld) e o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC). Na mesma tarde, a visita contemplou o 3º Grupo de Artilharia Autopropulsado (3º GAC AP), tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro e detentora das Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+BR, sistema de armas mais moderno da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.

No dia 20, os visitantes conheceram as rotinas operacionais do 4º Batalhão Logístico (4º B Log), do 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esqd C Mec) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAé AP), esta última que dispões das viaturas blindadas de combate antiaéreas Gepard 1 A2.

Três meses depois do começo das multas, maioria dos motoristas defende controladores

A comitiva finalizou o intercâmbio no dia 21, após conhecer o Centro de Instrução de Blindados, estabelecimento de ensino vocacionado para a especialização e extensão de militares brasileiro e de nações amigas, ocupantes de cargos e funções em organizações militares blindadas e mecanizadas.

Qualificação militar

O curso de Blindados do Exército Paraguaio tem por objetivo qualificar oficiais e praças para o desempenho de funções que requerem conhecimento e práticas especializadas em blindagem, por meio de métodos de ensino técnico e tático. Os veículos blindados utilizados no curso são a Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR) EE-9 Cascavel, a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu e o Veículo M3 Stuart.

Dia do Dentista 

Na próxima segunda, 25 de outubro, é o Dia do Dentista. Homenageamos nossos profissionais que prestam Serviço de Odontologia no Hospital Geral de Santa Maria (HGeSM), atendendo a toda a família militar, buscando sempre o bem-estar e a saúde bucal. Parabéns a todos os dentistas!

Como ser dentista do Exército Brasileiro:

  • Escola de Saúde do Exército (ESSEX) - Uma vez ao ano, o edital é publicado e dentistas de diversas especialidades são chamados para integrar a ESSEX como militares de carreira
  • Oficial temporário - Além dos concursos gerais e anuais, o Exército realiza seleções por região militar para o ofício temporário. Em geral, esses avisos de convocação ocorrem no segundo semestre e possuem avaliação de currículo, antes da realização do teste de conhecimentos

Operação Ibicuí em Rosário do Sul

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Comunicação Social / 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada
Operação Ibicuí foi realizada no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã

No período de 17 a 22 de outubro, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec) realizou a Operação Ibicuí, Exercício de Adestramento Avançado da Brigada Forsul, desenvolvido, concomitantemente, com a Experimentação Doutrinária da Companhia de Inteligência Militar (CIM), pela 3ª Divisão de Exército (3ª DE), no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB).

A Operação é executada em um contexto tático de Operações de Defesa Externa, focada na realização de Marcha para o Combate e Ataque Coordenado, utilizando o sistema de dupla ação, composto por um Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, reforçado pelos meios da CIM, como força oponente.

3ª DE realiza a entrega os presentes da Campanha do Brinquedo 2021 data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto:: Comunicação Social / 3ª DE
Todos os alunos da Escola de Educação Infantil Vila Vitória foram presenteados na Campanha do Brinquedo da 3ª DE

A 3ª Divisão de Exército mobiliza anualmente o público interno da guarnicão com a finalidade de arrecadar brinquedos para serem doados às instituições que atendem às crianças em situação de vulnerabilidade social de Santa Maria.

Neste ano, a campanha escolheu a Escola de Educação Infantil Vila Vitória, localizada na região norte da cidade, contemplado 65 crianças na faixa etária de 1 a 6 anos.

A entrega dos presentes ocorreu no dia 18 de outubro, na própria escola e sem a presença dos pequenos, em virtude da pandemia da Covid-19. Cada turma de alunos irá até a escola receber o presente, diretamente das mãos da professora Ana Cristina Ximendes, diretora da instituição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Três meses depois do começo das multas, nem todos motoristas sabem da localização dos controladores

Próximo

Aapasm promove Dia D para arrecadação de ração

Geral